sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PROJETO A INFLUÊNCIA FRANCESA NO BRASIL

1. EQUIPE DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO:
Professores, Apoio Pedagógico e Supervisores dos turnos matutino e vespertino da Unidade Integrada Professora Maria Pinho.


  • SUPERVISÃO PEDAGÓGICA:

Flávia Maria de Deus Wernz – Matutino

Adriana Pereira Nascimento – Vespertino

  • DIREÇÃO GERAL:

Maria José Penha Ribeiro de Alcântara

2. JUSTIFICATIVA

No ano em que se comemora a França no Brasil, a Unidade Integrada Professora Maria Pinho, incentivada pelo Ministério da Cultura – França.Br.2009, elaborou um projeto baseado na pesquisa, envolvendo toda a comunidade escolar.

A linha de ação escolhida para trabalhar as contribuições deixadas por este país para o nosso, foi elaborada dando maior ênfase às contribuições deixadas pelos franceses no nosso Estado (Maranhão), cuja capital foi a única brasileira fundada por eles.

Neste sentido, o corpo docente propõe diversas atividades que contribuirão para o estudo e análise de igualdades e divergências entre os países (França e Brasil), da influência sócio-econômica da França sobre o Brasil, bem como das heranças deixadas aos longo dos anos para a formação da cultura brasileira.

3. Objetivo Geral

  • Oportunizar o estudo e análise sobre a influência histórico-cultural dos franceses no Brasil.


4. Objetivos Específicos

  • Compreender a importância da pesquisa como instrumento para o conhecimento do passado e para o entendimento do presente;

  • Entender criticamente o processo histórico e a atuação do homem neste processo;

  • Identificar influências francesas na cultura brasileira;

  • Relacionar características entre a cultura francesa e a maranhense, tendo em vista São Luís ser a única capital brasileira fundada pelos franceses.

5. METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo do projeto “A influência francesa no Brasil”, foram planejados com a intenção de possibilitar a todos os alunos um conjunto de aprendizagens sobre o tema, contextualizando e estimulando sua compreensão a cerca dos acontecimentos que influenciaram na construção de nossa história.

Ao final do projeto, todo conhecimento adquirido será exposto pelos alunos nas dependências da escola e durante o desfile realizado em homenagem à Pátria que acontecerá no dia 11 de setembro de 2009.

6. AVALIAÇÃO

A avaliação deve oportunizar situações de reflexão e, para isto, o professor deverá atentar para as competências adquiridas pelos alunos em função dos objetivos estabelecidos, buscando obter dados que indiquem se os mesmos estão alcançando níveis satisfatórios de aprendizagem, sendo capazes de:

  • identificar marcas da cultura francesa disseminadas na cultura brasileira;

  • demonstrar interesse, criatividade, interação e empenho na realização das atividades.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo. Domínio da História: ensaios de teoria e metodologia. RJ: Campus, 1997.

MOCELIN, Renato. Passaporte para a História. São Paulo: Editora Brasil, 2006.

http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário